「ソードアートオンラインⅡ(TVアニメ動画)」

EiSátiroaq さんの感想・評価

★★★★★ 5.0
物語 : 5.0 作画 : 5.0 声優 : 5.0 音楽 : 5.0 キャラ : 5.0 状態:観終わった

タイトルなし

Sword Art Online é uma obra focada em realidade virtual, e é interessantíssimo o fato de ser uma das poucas nesse estilo que consegue trabalhar tão bem seu enredo, personagens e temas impostos nela etc.

Enrendo: SAO começa em Aincrad(Primeiro arco), e nesse arco 10000 players são presos em um jogo de realidade virtual pelo gênio Kayaba Akihiko. A principio pode parecer que SAO se prenderá a isso, porém não. Esse arco é apenas uma introdução do universo e personagens e está longe de ser decepcionante por não mostrar todos os andares de Aincrad, pois ficar nisso seria apenas uma limitação do universo. A obra é totalmente estruturada e pensada para apenas uma coisa: Alicization, arco esse que junta tudo apresentado durante todos os anteriores, desde conceito, personagens, vilões e etc.
Obs: Para se ter uma ideia de tal, tem literalmente um foreshadowing do final de Alicization em Fairy Dance(Volume 4).

Personagens: Reki trabalha cada personagem de forma genial. Ao decorrer dos arcos, um personagem é trabalhado e deixado de on-hold para partir pro próximo personagem, e isso é incrível por ninguém ficar esquecido. Apesar de eu ter dito que são deixados de on-hold, isso é proposital para retornar com eles em Alicization, resumindo, cada um é trabalhado em seu devido tempo com o destaque necessário sem ser esquecido. Quanto aos antagonistas, meu favorito é o Kayaba, que é genialmente pensado ao decorrer dos arcos também. Kayaba, o gênio maluco que prendeu todo mundo em um jogo é interessantíssimo por ter apenas uma motivação que ele mesmo esqueceu: Seguir seu sonho. Tá, mas qual o sonho dele? Não sei, ninguém sabe ao certo e é incrível como isso é trabalhado porque ao decorrer da obra vão adicionando informação sobre ele, tornando-o cada vez mais misterioso e intrigante. E até mesmo o pior deles é funcional, vulgo Sugou(Personagem mais subestimado dos animes).

Temas: SAO trata de diversos temas, sendo o principal deles o escapismo. TODOS os personagens possuem algo relacionado, e até mesmo os principais são desenvolvidos com base nisso e em suas dualidades. Outro tema que SAO trabalha é justiça x justiça pessoal. Em Alicization sabemos que as pessoas são controladas por Quinella, e não podem quebrar as ordens impostas por superiores hierarquicamente graças à um código imposto por Yanai. O que aconteceria se um nobre abusasse sua autoridade? É isso que acontece em SAO, dois nobres que abusam de sua autoridade para se aproveitar das aprendizes. "Não importa quão magnífica possa ser, ou autoridade pode de possuir, não devemos aceitar cegamente" diz Kirito, que junto ao Eugeo quebram a lei e nos faz questionar, é certo aceitar isso? Por que superiores podem abusar de ser poder? É algo que pode facilmente ser aplicado ao mundo real em todas as épocas da história humana

Escrita: Reki escreveu SAO em 2001 para um concurso em 2002, não passou então postou na internet como web novel. Apesar da escrita ser de um amador, não é de todo mal. Por mais que possa deixar a desejar na hora de formar um cenário e na densidade de detalhes, ele ainda consegue condensar e contextualizar bem tanto cenário quanto as lutas mesmo que vira e mexe aja um problema aqui e ali(Mas convenhamos, é algo totalmente justificável tendo em vista que era um amador fazendo sua primeira novel. É um tanto quanto desonesto exigir algo profissional incialmente)

投稿 : 2020/11/08
閲覧 : 167